
Como o grão chegou ao Brasil?
O café, apesar de ter inspirado várias histórias de amor e aventura. Temos que a história mais comum entre os portugueses relata que Francisco de Melo Palheta seduziu a esposa do governador da Ilha da Martinica, um território francês na época, e ela lhe deu mudas das plantas como presente. Assim, em 1727, Francisco de Melo Palheta iniciou a primeira plantação no Pará, que se espalhou por todo o país.
Dessa forma a planta se adaptou melhor na região sudeste, graças ao clima e ao solo favoráveis, além da abundância de água. Nesse viés, uma curiosidade sobre este grão é que o arbusto prefere crescer em terras íngremes e em ambientes com temperaturas médias entre 15º e 24º graus.
Alguns pontos interessantes sobre o café
Por isso, de acordo com o site Dia Mundial do Café: 13 fatos que talvez você desconheça sobre essa bebida temos alguns aspectos relevantes:
1.Algumas pessoas usam a cereja do café desperdiçada para fazer farinha. Assim pode ser usada em muffins, pães, chocolates, molhos, etc.
2.O grão mais caro do mundo é feito a partir dos excrementos da civeta de palmeira asiática ou de elefantes. Um pacote de 500 gramas desses grãos pode chegar a US$ 700 em lojas de varejo de luxo.
3.O mundo consome cerca de 2,25 bilhões de xícaras desta bebida por dia.
4.O Brasil produz cerca de 30 milhões de sacas deste produto anualmente.
5.O café é, na verdade, uma cereja. Assim os grãos que você prepara são, na verdade, as sementes torradas de um fruto, que é conhecido como grão cereja ou simplesmente cereja de café.
6.Após o primeiro gole na bebida, o efeito da cafeína surge em 10 minutos.
7.As abelhas amam café.
8.O efeito da cafeína permanece no organismo por cerca de 3 horas.
