
Benefícios do Café para a saúde
É uma bebida muito popular e tem vários efeitos sobre a saúde, tanto positivos quanto negativos de acordo com o site https://www.tuasaude.com/beneficios-do-cafe/ , alguns pontos são:
1.Antioxidante: É rico em ácido clorogênico, ácido cafeico e kahweol, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes. Esses compostos ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
2.Melhora o humor e combate a depressão: Contém cafeína, um composto que estimula o sistema nervoso central, ajudando a combater a depressão, melhorando o humor e a disposição física e mental.
3.Melhora a memória e a concentração: A cafeína presente no café ajuda a melhorar a memória e o estado de alerta, além de aumentar a capacidade de concentração e diminuir o sono.
4.Prevenção do câncer: Contém antioxidantes que protegem as células contra os danos provocados pelos radicais livres, impedindo o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
5.Ajuda no emagrecimento: O consumo de café favorece a perda de peso, pois a cafeína ajuda a controlar a fome temporariamente, contribuindo para a redução da ingestão de alimentos.
6.Efeitos variáveis: Os efeitos podem variar de acordo com cada organismo. Por exemplo, algumas pessoas podem observar melhoras da dor de cabeça com o consumo de café, enquanto outras podem ter o sintoma provocado pela bebida.
Quais são as propriedades ?
Com isso de acordo 13 benefícios do café para a saúde e quanto consumir por dia (cnnbrasil.com.br) . O café também é rico em nutrientes, como vitaminas do complexo B, potássio e manganês.
Na bebida, é possível encontrar outros componentes, como:
- fósforo;
- cafestol;
- kahweol;
- ácidos clorogênicos.
A composição química ajuda a entender mais sobre as propriedades de cada substância e, com isso, a analisar o café e seus benefícios para a saúde.
É saudável tomar café todos os dias?
Segundo o artigo publicado no periódico científico PNAS, apresentado anteriormente, não há indícios de que o consumo diário moderado de café seja prejudicial para pessoas saudáveis.
“Não faz mal à saúde se tomado de forma moderada. O adulto sem problemas de saúde pode consumir até quatro xícaras coado por dia”, reforçou o cardiologista Roberto Kalil, em entrevista à CNN, no quadro Sinais Vitais.
Contudo, segundo o especialista, é preciso ficar atento à quantidade de bebida ingerida, pois o excesso pode desencadear efeitos indesejados. Kalil destacou alguns deles durante sua entrevista à CNN:
- insônia;
- dor de estômago;
- sensação de irritabilidade;
- batimentos cardíacos irregulares.
