
Fatos relevantes sobre os felinos
Alguns fatos sobre gatos segundo o site https://www.peritoanimal.com.br/curiosidades-sobre-os-gatos-24131.html :
1.Leite não é o melhor alimento para os felinos: A maioria dos gatos adultos desenvolve intolerância à lactose. Por isso, o leite de vaca não é o alimento mais recomendado para esses animais.
2.Os gatos não percebem os sabores doces: Mesmo que os gatos tenham a visão e a audição muito melhores que a nossa, o paladar é menos desenvolvido.
3.Emitem muitos sons para se comunicar: Os felinos fazem cerca de 100 sons diferentes.
4.Sua principal linguagem é a corporal: têm uma linguagem corporal muito complexa.
5.Têm mais ossos que os humanos: têm 230 ossos, enquanto os humanos têm 206.
6.Podem entrar em locais impossíveis: Devido à sua flexibilidade e tamanho pequeno, podem entrar em espaços que parecem impossíveis.
7.Dormem até 16 horas por dia: Em média um gato passa 2/3 do dia dormindo.
8.São animais crepusculares: Gatos têm predisposições biológicas para serem crepusculares. Ou seja, eles ficam acordados geralmente entre o anoitecer e o amanhecer.
9.O nariz é a impressão digital dos felinos: Assim como as impressões digitais de humanos, cada gato tem um nariz que é único.
10.Os gatos também suam: O felinos não têm glândulas sudoríparas como os humanos. Eles se refrescam pelas patas, por isso eles ficam com os membros para cima quando faz calor.
Curiosidades sobre gatos alaranjados
Assim no site Quatro curiosidades sobre os gatos laranjas | Petlove podemos encontrar curiosidades a respeitos dos destes felinos.
Todos os gatos laranjas são tigrados?
Entre no Google e pesquise “gatos laranjas”. Mesmo que suas listras sejam fracas, elas estão lá. Assim, enquanto todos os felinos são tigrados, nem todo tigrado é laranja.
A pelagem tabby, como também é conhecida, é apenas um padrão, e não uma raça, como muita gente acha. Ou seja, as cores não definem a linhagem, mas sim as características genéticas e fisiológicas, determinadas por um padrão. Sendo assim, nem todos da mesma cor são da mesma raça. Por exemplo, nem todos os bichanos brancos são Persas, pois existem muitos outros SRD’s que também são brancos.
Todos alaranjados são machos?
Muita gente se pergunta se realmente existe alguma gatinha alaranjada por aí. A verdade é que sim! Existem muitas felinas deste tipo, só que em uma menor proporção, já que apenas 20% de gatos laranjas são fêmeas. E não é nenhum tipo de mágica – é genética!
O cromossomo X é responsável pela coloração laranja. As fêmeas possuem dois Xs e os machos XY. Portanto, uma gata laranja requer que o pai e a mãe transmitam os genes da laranja. Mas os machos precisam apenas do gene laranja de suas mães. Também é por essa questão que apenas as fêmeas podem ter três cores, pois é preciso dois cromossomos X para a coloração ser tricolor.
Conhecidos como “gatos de velcro”
Cada bichano tem sua particularidade, mas os gatos laranjas têm uma respeitável fama de serem amantes de atenção. Além de serem uma máquina de ronronar, eles buscam carinho a toda momento. Caso tenha um amarelinho dentro do lar e o classifica como carinhoso e preguiçoso, saiba que não está só. Em 1973, George Ware, dono de um centro de felinos, determinou uma teoria em relação ao temperamento dos gatos segundo as cores deles. Ele classificou os gatinhos amarelos como “descontraídos ao ponto de serem preguiçosos. Gostam de receber carinho mas não curtem ser agarrados nem abraçados”.
